sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Red Devil - Civic EJ8 Vtec '98


Quanto vale o seu sonho? O sonho de Adrian "Makeone" talvez seja simples e sem valor para muitos, mas para ele e muitos de nós, amantes de carros, foi algo que exigiu muito suor, esforço e trabalho "home made" 



Tudo começou quando Adrian, então proprietário de um Kadett '96 asro, teve seu carro parado pela PRF por um motivo peculiar: O Kadett era um carro de pista, usado nas ruas, com direito à roll cage, alivio de peso, barras anti-torção, além do motor preparado e outros itens de performance. Após isso, desmontou o Kadett e vendeu para partir em busca do seu sonho. Após intensa procura por um exemplar que o agradasse, eis que o "Red Devil" literalmente o possuiu. Mesmo tendo um visual duvidoso na época (faixas ao longo do carro estilo Camaro não pegam bem), o carro estava bem integro e para completar tinha cambio manual, ou seja, negócio fechado!





Logo que o Civic chegou na garagem, Adrian tratou de dar um jeito no visual: Arrancou os adesivos e transplantou as rodas BK287 Japan que eram do Kadett para o novo carro.


As alterações começaram seguindo a linha JDM/Hashiriya, sempre com muita pesquisa para não cometer erros. Entre as alterações mais visíveis está o rebaixamento da suspensão com adoção de molas esportivas H&R, mas sem exageros para não comprometer a funcionalidade do veículo, apesar do proprietério curtir carros baixos. Completando o visual externo, vários adesivos relativos à cultura JDM, fóruns e outros gostos do dono, grade do Vti alisada, faróis com mascara negra e faróis de neblina com lente amarela.





Partindo para o interior, as alteraçoes por enquanto limitam-se ao volante Sparco de 3 raios, em conjunto com pedaleiras da mesma marca, manômetros no centro do painel e o fundo do velocímetro com adesivo imitando fibra de carbono.

O motor D16 1.6l permanece com 127cv originais e conta com um cold air intake para acomodar o filtro esportivo e coletor dimensionado para melhorar a vazão dos gases. Na parte visual, alguns detalhes como a pintura da tampa de válvulas e de alguns suportes e uma barra anti-torção, tudo feito em casa por Adrian, completam o cofre do veículo. Está no plano a instalação de um turbo ou supercharger para levar o sedan à casa dos 200cv, não para competição, mas para seguir a linha Kanjo Racers e curtir uma estrada com mais prazer.





Durante a sessão de fotos, o carro ffoi rodeado de olhares curiosos e comentários, alguns exaltando a beleza do exemplar e outros hilários, do tipo "esse carro veio da china" ou "olha ali, parece do velozes e furiosos", mas duas coisas não podemos negar, o EJ8 chama atenção por onde passa, e esse ensaio soltou faíscas, literalmente.



         






Fotos: Gilson Nunes
Texto: Guilherme Campigotto

Agradecimentos:

Adrian "Makeone"
Lucas Piki
Guardinha do molhe que forneceu eletricidade para as faíscas

Bônus: 

Slide show by Gilson Nunes:


Vídeo do inicio do projeto:










Nenhum comentário:

Postar um comentário